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       Aulas presenciais em janeiro e julho       


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Mestrado na Área de Administração - Ementas

OBS.: Serão oferecidas tantas disciplinas quantas sejam necessárias para o cumprimento da carga horária presencial obrigatória, não contemplando, necessariamente, todo o elenco abaixo.

MESTRADO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA APLICADA

EMENTA:

Econometria aplicada ao processo decisório – Globalização e internacionalização produtiva - Contabilidade e análise de demonstrações financeiras - Análise de cenários macroeconômicos - Economia de Empresas - Finanças Corporativas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

BARROS, O.; Giambiagi, F. (Org.). Brasil globalizado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
CARVALHO, F. J. C. et. al. Economia monetária e financeira. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
COUTINHO L.; Ferraz J. C. (Org.). Estudo da competitividade da indústria brasileira. Campinas: MCT/Finep/PADCT, 1993.
FEIJÓ, C. A. (et. al). Contabilidade social: o novo sistema de contas nacionais do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2001. Capítulos 1, 2 e 5.
FEIJÓ, C. A. et al. Para entender a conjuntura econômica. Barueri, São Paulo: Manole, 2008.
FIORI, J. L. (Org.). Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis: Vozes, 1999.
GUIMARÃES, E. A. (1982) Acumulação e crescimento da firma. Rio de Janeiro: Zahar.
MEDEIROS, C. A. O desenvolvimento tecnológico americano no pós-guerra como um empreendimento Militar. In: FIORI, J.L. (Org.). O poder americano. Petrópolis: Vozes, 2004.
TORRES FILHO, E. T.; PUGA, F. P. (Org.). Perspectivas do Investimento 2007/2010. Rio de Janeiro: BNDES, 2007.
TEIXEIRA, A. (1999) Estados Unidos: A “curta marcha” para a hegemonia. In: FIORI, J.L. (Org.). Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis: Vozes, 1999.

 

GESTÃO E DIREÇÃO ESTRATÉGICA E ORGANIZACIONAL

EMENTA:
Tomadas de decisões empresariais; Liderança e Comportamento Organizacional; Gestão Contemporânea; Criatividade Gerencial; Sistemas de Informação e Processo Decisório. Análise estratégica: macro-ambiente, ambiente interno e ambiente concorrencial
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

HARVARD BUSINESS REVIEW. Estratégia Corporativa, Campus, 2001
HARVARD BUSINESS REVIEW. Medindo o Desempenho Empresarial, Campus, 2001.
MONTGOMERY, CYNTHIA A.; PORTER, Michael E. Estratégia: A Busca da Vantagem
Competitiva, Campus, 1998
WRIGHT, KROLL & PARNELL. Administração Estratégica: Conceitos. São Paulo: Atlas, 2000
MINTZBERG, H. & QUINN, J.B. O Processo da Estratégia. São Paulo: Bookman, 2001.
PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. São Paulo: Campus, 1986.
WHITTINGTON, Richard. O que é Estratégia. São Paulo: Thomson, 2001.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

EMENTA:
Ambiente Organizacional e Social - Responsabilidade Social Corporativa - Desempenho e responsabilidade social -   Projetos sociais - Empreendedorismo social - Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

ASHLEY, Patrícia (org). Ética e Responsabilidade social nos negócios. São Paulo, Editora Saraiva, 2002.
DUARTE, Gleuso Damasceno e DIAS, José Maria A. M.Responsabilidade Social; a empresa hoje. Rio de Janeiro, LTC- Livros Técnicos e Cientificos, 1986.
DUPRAT, Carla Cordery. A empresa na comunidade: um passo-a-passo para estimular sua participação social. São Paulo, Global Editora; Porto Alegre/IDIS, 2005.
FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração: práticas de Responsabilidade Social entre empresas e Terceiro Setor. São Paulo, Editora Gente, 2002.
INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade Social das empresas:a contribuição das universidades. Vol. 5. São Paulo, Editora Peirópolis, 2006.
KARKOTLI, Gilson. Responsabilidade Social Empresarial. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 2006.
KARKOTLI, Gilson e ARAGÃO, Sueli Duarte. Responsabilidade Social: uma contribuição à gestão transformadora das organizações. Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 2004.
MCINTOSH, Malcom e outros. Cidadania corporativa: estratégias bem-sucedidas para empresas responsáveis. Rio de Janeiro, Qualitymark 2001.
MELO NETO, Francisco Paulo de e BRENNAND, Jorgiana Melo. Empresas socialmente responsáveis: o novo desafio da gestão moderna. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2004.
MELO NETO, Francisco Paulo de e FLORES, César. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial: a administração do Terceiro Setor. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1999.
TENÓRIO, Fernando Guilherme (org). Responsabilidade Social Empresarial: teoria e prática. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2004.
TRASFERETTI, José. Ética e Responsabilidade Social . Campinas/SP, Editora Alínea, 2006.
ZACHARIAS, Oceano. SA 8000 - Responsabilidade Social - NBR 16000 - Estratégia para empresas socialmente responsáveis. São Paulo, Editora EPSE, 2004.

 

COMPETITIVIDADE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

EMENTA:

Cenários inovadores em administração - Inovação e gestão tecnológica nas empresas - Aprendizagem organizacional e educação corporativa - Gerenciamento de mudanças e desenvolvimento corporativo.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

ANPEI. Indicadores empresariais de inovação tecnológica. São Paulo: ANPEI, 2000.
BOOG, Gustavo G. O desafio da competência. São Paulo: Editora Best Seller, 1991.
CARNEIRO, Alberto. Inovação estratégia e competitividade. Lisboa: Texto Editora, 1995.
DAHAB, Sônia et al. Competitividade e Capacitação Tecnológica para a pequena e média empresa. Salvador: Casa da Qualidade, 1995.
DRUCKER, Peter F. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1988.
KRUGLIANSKAS, Isak. Como inovar e sobreviver em mercados globalizados. São Paulo: Instituto de Estudos Gerenciais e Editora, 1996.
MAÑAS, A V. Gestão de tecnologia e inovação. São Paulo: Érica, 1993.
REIS, Dálcio et al. Tecnologia, Estratégia para a Competitividade. São Paulo: Nobel, 2001.
VASCONCELLOS, Eduardo et al. Gerenciamento da Tecnologia: Um instrumento para a competitividade empresarial. São Paulo: Edgard Blucher, 1992.

 

GESTÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA

EMENTA:
Eventos contábeis - Procedimentos contábeis usuais - Operações com mercadorias e serviços – o fluxo de caixa na administração financeira - Balanço patrimonial - Ativo permanente - Diferentes demonstrações financeiras.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

ASSAF Neto, A. Estrutura e análise de balanços. São Paulo: Atlas, 2005.
ASSAF Neto, A. Mercado financeiro. São Paulo: Atlas, 2006.
ASSAF Neto, A.; SILVA, C.A.T. Administração do capital de giro. São Paulo: Atlas, 995.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS: Instruções, normas e pareceres.
COPELAND, T.; ANTIKAROV, V. Opções Reais – Um novo paradigma para reinventar a avaliação de investimentos. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
DAMODARAN, A. Avaliação de investimentos, Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
HENDRIKSEN, E. S.; VAN BREDA, M. F. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.
IUDÍCIBUS, S.. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2004.
IUDÍCIBUS, S., Análise de balanços. São Paulo: Atlas, 2006.
MARTINS, E.; ASSAF Neto, A. Administração financeira, São Paulo: Atlas, 2005.
PIMENTEL, R.C. Dilema entre liquidez e rentabilidade: um estudo empírico em empresas brasileiras. Rio de Janeiro, XXXII ENANPAD, 2008.
SANVICENTE, A. Z.; MELLAGI Filho, A. Mercado de capitais e estratégias de investimentos. São Paulo, Atlas, 1988.
SILVA, J. P. Análise financeira das empresas. São Paulo: Atlas, 2005.

 

TEORIAS DO MARKETING EM NEGÓCIOS

EMENTA:
A evolução do pensamento em Marketing - o planejamento estratégico e o papel do marketing – análise do potencial de mercado – plano de visibilidade do produto - marketing de relacionamento – comportamento do consumidor – marketing de massa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

BAKER, M. Administração de Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier – Campus, 2005.
BARLOW, J. & MAUL, D. Valor Emocional. São Paulo: Makron Books, 2001
GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
HAWKINS, D.I.; MOTHERSBAUGH, D.L. BEST, R.J. Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2006.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MOWEN, J.C. & MINOR, M.S. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.
PINHEIRO, R.M.; CASTRO, G.C.; SILVA, H.H.; NUNES, J.M.G. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.
ZEITHAML, V. & BITNER, M. J. Marketing de Serviços – A Empresa com Foco no Cliente. Porto Alegre: Bookman, 2003.

 
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
EMENTA:
Histórico e perspectiva do cenário ambiental - o capitalismo produtivo e o meio-ambiente - desenvolvimento sustentável - a questão ambiental sob o enfoque econômico – a componente ecológica no ambiente de negócios.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

BARCELOS V.; ZAKRZEVSKIS B.(org). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2002.
DIAS, G. Educação Ambiental, princípios e práticas. Brasília – DF. Editora EdUnB:1993
FARIA, D. S. Educação Ambiental e Desenvolvimento Científico-tecnológico. Brasília – DF. Editora EdUnB: 1995.
REIGOTA, M. O que é Educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001
 ____________ INEP (MEC). Desenvolvimento e Educação Ambiental. Brasília - DF - Brasil INEP: 1992

 
EMPREENDEDORISMO
EMENTA:
Fundamentos e histórico do empreendedorismo - processo empreendedor - análise de oportunidades para a competitividade – características e perfis do empreendedor.
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

DORNELAS, José Carlos. Empreendorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2005.
STAL, Eva; SBRAGIA, Roberto; CAMPANARIO, Milton de A.; ANDREASSI, Tales. Inovação. São Paulo: Clio, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo - dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004.
FARIA, Marília de Sant’anna; TACHIZAWA, Takechi. Criação de Novos Negócios: Gestão de Micros e Pequenas Empresas. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2005.
PETERS, Michael. HISRICH, Robert D. Empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2004.
PINCHOT, Gifford, PELLMAN, Ron. Intra-empreendedorismo na Prática - um guia de inovações nos negócios. Rio de Janeiro. Elsevier, 2004.

 
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
EMENTA:
Principais abordagens em Psicologia e suas aplicações nas organizações  - A formação da personalidade: características, caráter e temperamento – relacionamento interpessoal no cenário organizacional: estilos interpessoais, desenvolvimento da competência interpessoal e grupal – a  relação homem-trabalho: o significado do trabalho - as emoções e seus problemas no ambiente de trabalho (stress, fadiga e baixo rendimento).
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

AGUIAR, M. A. F. de. Psicologia aplicada à administração: introdução à psicologia organizacional. São Paulo: Atlas, 1981.
CHANLAT, J.F. Colaboradores. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Atlas, 1993.
FREITAS, A. B. de. A psicologia, o homem e a empresa. São Paulo: Atlas, 1991.
HERSEY, P., BLANCHARD, K. H.. Psicologia para administradores de empresas: a utilização de recursos humanos. São Paulo: EPU, 1984.
KOLB, D. A., RUBIN, I. Psicologia organizacional: uma abordagem vivencial. São Paulo: Atlas, 1990.
MINICUCCI, A. Dinâmica de grupo: teoria e sistemas. São Paulo: Atlas, 1993.
_____.Psicologia aplicada à administração. São Paulo: Atlas, 1992.
_____.Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. São Paulo: Atlas, 1992.
SCHEIN, E. Psicologia organizacional. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1982.
TELES, A.X. Psicologia organizacional: a psicologia na empresa e na vida em sociedade. São Paulo: Ática, 1981.

 

TEORIAS ORGANIZACIONAIS

EMENTA:

Burocracia, estrutura e tecnologia - Poder, controle e conflito nas organizações - Cultura organizacional - Novas formas organizacionais - Níveis de análise organizacional. Estudos críticos em organizações.

 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 2002. Capítulo 8.
CHANLAT, Jean-François (Coord.) O indivíduo na organização: dimensões
esquecidas. São Paulo: Atlas, 1994.
CLEGG, Stewart R. et al (Org.). Handbook de estudos organizacionais: reflexões e novas direções. São Paulo: Atlas, 2001.
FARIA, Alexandre. Réplica: ampliando questionamentos sobre crítica em
Administração. Revista de Administração Contemporânea (RAC), v.25, n.1, p.233- 238, 2005.
FEUERSCHÜTTE, Simone G. Cultura organizacional e dependências de poder: a mudança estrutural em uma organização do ramo de informática. Rio de Janeiro, Revista de Administração Contemporânea, v.1, n.2, Maio/Agosto, 1997, p. 73-95.
FLEURY, Maria T. L.; FISCHER, Rosa M. (Coord.) Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1996.

 
DIREITO EMPRESARIAL
EMENTA:
A evolução do direito empresarial - a empresa e os empresários - as obrigações da empresa – a propriedade industrial - falências e recuperações de empresas - dissolução de sociedades.
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

ALMEIDA, Amador Paes de. Manual das Sociedades Comerciais. São Paulo: Saraiva, 2007.
COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. São Paulo: Saraiva, 2003.
DINIZ, Maria Helena. Código Civil Anotado. São Paulo: Saraiva, 2006.
FABRETTI, Camargo Láudio. Direito de Empresa no Novo Código Civil. São Paulo: Atlas, 2003.
FIUZA, Ricardo. Coord. Novo Código Civil Comentado. São Paulo: Saraiva, 2002.
MAMEDE, Gladston. Direito Empresarial Brasileiro. São Paulo: Atlas, 2007. v.1
PAZZAGLINI FILHO, Marino; CATANESE, Andrea Di Fuccio. Direito de Empresa no Novo Código Civil. São Paulo: Atlas, 2003.

 
GESTÃO DE PESSOAS
EMENTA:

Competências e responsabilidades individuais, coletivas e institucionais. Gestão estratégica de recursos humanos. Gestão de competências. Capital intelectual, capital humano e capital social. Gestão do desempenho humano nas organizações. Aspectos atuais do comportamento organizacional.

 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

DAVEL, E.; VERGARA, S. C. (Org.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DAVENPORT, T. O. Capital humano. São Paulo: Nobel, 2001.
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2004.
DUTRA, J. S.; FLEURY, M. T. L.; RUAS, R. (Org.). Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008.
EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001.
FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA JR., M. M. (Org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
GRATTON, L. Living strategy: putting people at the heart of corporate purpose. London: Pearson Prentice-Hall, 2000.
Le BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Bookman, 2003.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Von KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
TANURE, B.; EVANS, P.; PUCIK, V. A gestão de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

 

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR

EMENTA:
O ensino na área de administração e o mercado profissional - Projeto político-pedagógico e a formação docente - Ensino e pesquisa em administração - Currículos em cursos superiores de administração - Métodos e técnicas de ensino em administração - Técnicas diversas: Jogos, simulações, dramatizações, e outros
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e autor. Petrópolis: Vozes, 2002.
BERTERO, C. O.; CALDAS, M. P.; WOOD Jr., T. Produção científica em administração no Brasil: o estado-da-arte. São Paulo: Atlas, 2005, p. 1-17.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MASETTO, M. T. et al. (Org.). Docência na universidade. Campinas: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, F. B.; SAUERBRONN, F. F. Trajetória, desafios e tendências no ensino superior de administração e administração pública no Brasil: uma breve contribuição. Revista de Administração Pública, ed. esp. 40 anos, p. 149-170, 2007.
WOOD Jr., T. Produção científica em administração no Brasil: o estado-da-arte. São Paulo: Atlas, 2005, p. 165-168.
VROOM, V. H. On the synergy between research and teaching. Journal of Management Education, v. 31, n. 3, p. 365-375, 2007.

 

METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

EMENTA:

A linguagem como instrumento de comunicação, expressão e compreensão. Técnicas de elaboração de textos técnicos e científicos. O objeto de pesquisa. Elaboração orientada da dissertação. Ética na produção textual.
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HERNÁDEZ, Sampieri; R. FERNÁNDEZ, Collado;  BAPTISTA, Carlos Lucio Pilar.  Metodología de
la Investigación. 3a ed. México, DF: McGraw-Hill. Interamericana Editores, 2003.
_______. Metodologia de pesquisa. 4a ed. México: McGraw-Hill, 2006.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia
jurídica.  São Paulo: Atlas, 2000.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico:
procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e
trabalhos científicos. 6a ed., São Paulo: Atlas, 2001.
THOMAS, Jerry R. Métodos de pesquisa em atividade física. 3a ed., Porto   Alegre: Artmed, 2002.

 

ESTATÍSTICA

EMENTA:

 Conceitos básicos de estatística. A estatística como expressão da pesquisa em na área da saúde. Coleta de dados e interpretação de resultados em pesquisas setoriais. Indicadores e diferentes representações gráficas.
 
 BIBLIOGRAFIA BÁSICA (outras fontes podem ser recomendadas)

BUSSAB, W. e MORETTIN, P. A. Estatística básica. Rio de Janeiro: Saraiva, 2004.
COSTA, S. F. Introdução ilustrada à estatística. São Paulo: Harbra, 2005
IMENES, Luís Márcio; JAKUBO, Lellis. Estatística. Coleção: para que serve a matemática? São Paulo: Atual, 2000.
MARTINS, Gilberto de Andrade; DONAIRE, Denis: Princípios de estatística. São Paulo: Atlas, 1990.
TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. Rio de Janeiro: LTC. 2005.

 

 





  Impressionou-me positivamente: professores bem preparados, aulas dinâmicas e cumprimento dos horários. Parabéns ao IDEIA pela seriedade com que conduziu e vem conduzindo o curso.  

Professora Márcia Victorio
Colégio Pedro II - RJ




Compromisso com a Qualidade




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